terça-feira, 10 de março de 2009

Café com Laranja em Nossa Senhora de Fátima

A JSD Aveiro continua no terreno… Café com Laranja, desta vez em Nossa Senhora de Fátima! Voltamos a estar onde devem estar aqueles que querem ajudar a decidir o futuro das pessoas, junto delas… A Jota aveirense decidiu ir visitar a freguesia de Nossa Senhora de Fátima em conjugação com o presidente de junta local, Luís Claro. Ficámos a conhecer uma freguesia onde a JSD Aveiro já havia feito uma actividade em 2004, ficando deste modo a conhecer o que mudou desde então.
Tendo sido iniciada a actividade com uma conversa de café sobre a historia da freguesia e as suas particularidades, os seus lugares e rivalidades que vêm sendo atenuadas na visão do autarca. Foi-nos feita uma retrospectiva politica da autarquia em questão, com um discurso sempre sóbrio e consciente da realidade. Assim, referiu ainda que a assembleia de freguesia vai vivendo num clima de paz e trabalho conjunto em prol do bem comum, o verdadeiro trabalho de autarcas!! Neste sentido surge a medida de abrir a sede da junta também ao sábado durante a tarde, criando muita proximidade com as pessoas.

De seguida os elementos da JSD desafiaram Luís Claro a falar de problemas, de soluções e de sonhos. Uma freguesia perto de tudo, poderia muito bem ser o lema, pois entre duas auto-estradas, A1 e A17 e uma estrada nacional, os acessos são muitos, mas também dividem e condicionam o desenvolvimento harmonioso da freguesia, tornando um sonho para todos um maior desenvolvimento assente num pressuposto mais harmonioso. Assim é uma ambição conseguir manter os jovens fregueses em N. Sra. de Fátima, pois sente-se algum êxodo jovem. Assim, é também um desejo criar uma maior ligação entre os lugares da freguesia, entre ambos os lados da estrada nacional. Em termos de obra realizada no mandato foi-nos salientado os melhoramentos do Centro Cívico com vista a um melhor e maior trabalho por parte das associações.

Depois da visita a Nossa Senhora de Fátima a JSD comprovou que o conhecimento dos reais problemas de freguesia propicia politicas de proximidade, valorizando os fregueses quem conhece e soluciona os seus problemas e quem tem projectos e ideias para a freguesia, Uma última nota para a forte preocupação revelada com os jovens.

Sem comentários: