domingo, 25 de março de 2007

JSD visita AAUAv e AEISCAA

A JSD no passado dia 14 de Março visitou a Associação Académica da Universidade de Aveiro, tendo convidado para este evento o Núcleo de Estudantes Sociais Democratas da Universidade de Aveiro (NESDUA) e a Comissão Académica do Distrito de Aveiro, sendo que o objectivo deste evento se centra numa aproximação entre a JSD e a AAUAv, pois o último encontro entre estas estruturas datava de 2005. Considerando que a AAUAv é uma das maiores e mais importantes associações do concelho e do distrito, este afastamento terá que acabar na perspectiva da JSD, pois ficou bem expresso que este seria o primeiro passo de uma longa caminhada de cooperação entre as duas estruturas. Neste encontro foram falados os mais diversos assuntos relevantes para os alunos da Universidade de Aveiro e do Ensino Superior nacional. Deste modo, foram tratados assuntos tal como a aplicação do Processo Bolonha na UA, a acção social/residências universitárias e a ajuda a alunos com dificuldades e as formas possiveis de ajuda aos mesmos, falou-se também da questão de exclusão da UA do protocolo com o MIT, o que na perspectiva da JSD foi uma grave penalização para Aveiro e para a sua Universidade, tal como das saidas profissionais dos alunos e o abandono escolar ao longo do curso. Por fim falamos da relaçao entre esta associação e a Câmara Municipal de Aveiro e tendo-nos sido transmitido que a relação era boa e com perspectivas de melhoria, algo que nos deixou bastante agradados pois o actual executivo é de coligação PSD/PP e no passado recente sob liderança do PS o sentimento era o oposto.

A JSD visitou também a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (AEISCAA) no passado dia 15 e tendo contado com os mesmos intervenientes por parte da jota e sob as mesmas temáticas, mas desta feita sob uma perspectiva mais virada para o Ensino Superior Politécnico. A abertura para esclarecimento por parte desta associação face a algumas questões da JSD foi total.

A JSD considerou estas duas visitas a associações de estudantes de ensino superior bastante proficuas e algo a repetir regularmente, pois o conhecimento daqueles que estão no terreno é fundamental para que a JSD se torne cada vez mais conhecedora dos problemas e defensora dos jovens portugueses.

Sem comentários: