quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Comunicado sobre os Dois Anos de (des)Governação do Eng. Socrates

A Juventude Social Democrata da Secção de Aveiro não podia deixar passar em branco esta data, é o momento que celebra os dois anos da eleição do Eng. José Sócrates para Primeiro-Ministro de Portugal, deste modo, a JSD/Aveiro gostaria de expressar o seu desagrado face ao que se tem passado no país, no distrito e no concelho, por isso perguntamos:

Em campanha foram prometidos 150.000 postos de trabalho, seria erro gráfico e eram apenas 150? Pois o desemprego continua a ser um dos grandes problemas sociais do nosso país e principalmente no nosso distrito.

Será que o Sr. Ministro da Economia, cabeça de lista do Partido Socialista pelo distrito de Aveiro, não gostou de ser eleito pelo distrito? Somos o distrito mais flagelado em termos económicos, pois todas as semanas ouvimos falar de mais empresas a fechar e de mais pessoas no desemprego.

Apesar de sermos um dos países com menor taxa de licenciados da União Europeia, somos também dos países com maior taxa de desemprego de jovens licenciados e mesmo aqueles que se encontravam empregados em estágios promovidos pelo Estado irão ver os seus vínculos terminados sem qualquer tipo de preocupação face a necessidade/não necessidade por parte dos serviços onde se encontram e sem qualquer tipo de regalia social, é este o futuro que o Eng. Sócrates quer dar aos nossos jovens licenciados?

Será que o Sr. Secretário de Estado da Juventude e Desporto se lembra que também devia providenciar politicas sérias de juventude em vez de se preocupar apenas em aparecer no futebol ao fim de semana? Por isso voltamos a pedir a separação das pastas desporto e juventude.

Será que o Ambiente, apesar de ser a antiga pasta da responsabilidade do Sr. Primeiro Ministro, não é uma preocupação? A orla costeira do nosso distrito continua a sofrer, tal como muitos outros locais do pais, mas por exemplo para a Costa da Caparica existem toneladas de euros para toneladas de areia e para o nosso distrito, apenas toneladas de nada. E para nós o aumento do preço dos combustíveis, apesar do preço do barril baixar, não é politica ambiental!

Concordamos com o principio do utilizador pagador, mas também concordamos com o principio da equidade na análise, concordamos que se pague nas SCUT`s, mas se houver alternativa viável, por exemplo no caso da A29 ela existe? Será o critério aplicado justo, pois não nos parece que existam alternativas reais e mais uma vez o nosso distrito é alvo de um ataque focalizado.

Por último gostaríamos de saber porque razão continua a Sra Ministra da Educação a insistir nas aulas de substituição no Ensino Secundário? O único elemento substituível na educação é precisamente ela!!!

Em suma, consideramos que passaram dois anos e Portugal está pior, a Cultura não existe, a Educação deixou de ser uma paixão para o partido socialista, as politicas ambientais centram-se no aumento do preço dos combustíveis através de impostos, a carga fiscal sobre os portugueses aumentou, a confiança não foi retomada!!! Por isso a JSD/Aveiro afirma que é urgente colocar o Sr. Primeiro Ministro no seu devido lugar, junto dos milhares de portugueses que todos os dias fazem as longas filas à porta dos centros de emprego!!!



A Comissão Politica de Secção de Aveiro da
Juventude Social-Democrata

Sem comentários: