quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Café com Laranja em São Bernardo


A JSD/Aveiro continua a sua actividade denominada "Café com Laranja" e desta vez visitou a freguesia de S. Bernardo no passado dia 27 de Janeiro, tendo deste modo conhecido melhor a realidade da freguesia que foi liderada nos últimos mandatos pelo actual presidente da Câmara Municipal, Dr. Élio Maia. Esta freguesia teve um crescimento exponencial nos últimos anos, sendo uma freguesia que actualmente conta com cerca de 4 Km`s quadrados de área e cerca de 6000 habitantes, foi também a primeira freguesia visitada pela JSD em que a coligação "Juntos por Aveiro" teve o privilégio de poder liderar os destinos da freguesia.

Nesta actividade da JSD esteve presente todo o executivo da Junta de Freguesia, demonstrando grande coesão e solidez, mas principalmente uma forte ambição no objectivo de tornar a vida dos habitantes de S. Bernardo melhor. Deste modo, percebemos que existe uma grande vontade de criar um "verdadeiro espaço de lazer" e que se possa denominar como o centro da freguesia, juntando a esse facto o de criar um mais zonas verdes. Em termos de infra-estruturas existe também a pretenção de requalificar a estrada principal e que atravessa toda a freguesia, tal como criar um edificio para albergar o Centro de Saúde, obra desde já prevista em PIDDAC, sendo ainda uma forte pretensão do executivo a criação de uma mini zona industrial em sinergia com as freguesias visnhas de Aradas e de Oliveirinha, tal como a construção de uma piscina coberta. Existe vontade por parte do executivo, mas tambem uma forte compreensão face aos problemas financeiros vividos pela Câmara Municipal.
De salientar a forte mobilização por parte das pessoas para participarem em associações em prol do desenvolvimento da freguesia, sendo que neste momento existem 34 associações activas, e com uma forte dinâmica local e complicidade face ao executivo da junta.
Salientamos também o empenho do executivo camarário na resolução de um dos principais problemas do concelho, o antigo Centro de Saúde Mental localizado nesta freguesia, imovél pertença do estado e que neste momento se encontra abandonado e a servir muitas vezes para a abrigo a toxicodependentes e sem abrigo, foram anos de promessas do antigo presidente da mas na última assembleia municipal o executivo camarário fez aprovar um emprestimo para a aquisição do espaço adjacente, com o objectivo de posteriormente adquirir o imóvel propriamente dito.
Uma última nota aos trabalhos da assembleia de freguesia, onde tem existido um forte empenho em dignificar os mesmos por parte da coligação, postura que não tem sido seguida pela oposição PS que em Outubro de 2005 elegeu dois elementos, mas que só compareceram na primeira assembleia, tendo mesmo sido necessário envolver instituições externas aos trabalhos neste processo para que na ultima assembleia houvesse um membro do PS, não falou mas apareceu... Postura lamentavél!!!
Depois de auscultar no terreno o trabalho feito e os projectos em curso só resta uma certeza à JSD/Aveiro, que esta freguesia está em boa mãos para crescer, desenvolver e em 2009 voltar a vencer.

Sem comentários: