terça-feira, 17 de abril de 2012

Presidente da JSD Aveiro: Élio “não gere município para ganhar eleições”

 Simão Quina, recentemente reeleito líder concelhio da JSD/Aveiro, elogia trabalho do presidente do município


O líder concelhio da Juventude Social Democrata (JSD), Simão Quina, recentemente reeleito (a posse é sexta-feira), diz que o principal objectivo para o novo mandato, até 2014, é preparar as eleições autárquicas de 2013, consideradas “muito importantes para o futuro dos aveirenses”.
Nesta fase, o presidente da “jota” recusa opinar em público sobre o futuro de Élio Maia, líder do município, e da coligação PSD/CDS, que dirige a edilidade desde 2005. “Essas questões devem ser esclarecidas dentro do PSD e só depois colocadas na praça pública”, salvaguardou. Acrescentando: “Os partidos políticos devem respeitar os seus eleitos e seria uma falta de respeito para com o dr. Élio Maia vir a público manifestar a minha opinião acerca da sua possível recandidatura antes de o dizer pessoalmente”.
Simão Quina faz uma avaliação positiva do trabalho de Élio Maia. “Não gere os destinos do município com o objectivo de ganhar as eleições autárquicas. Houve outros que o fizeram e os resultados estão à vista: uma dívida colossal”, afirmou.
O líder da JSD/Aveiro saúda a “redução da dívida em cerca de 50 milhões de euros” e a “aposta em obras comparticipadas”, resultado de uma “gestão sustentável que não coloca em risco a qualidade de vida das próximas gerações”.
“Um maior investimento em educação em relação aos executivos anteriores é também algo que deve ser salientado, assim como uma maior aposta na juventude”, adiciona.
O dirigente mostra-se também satisfeito com o desempenho das direcções concelhias do PSD. “As últimas comissões políticas têm obtido excelentes resultados eleitorais, com vitórias nas autárquicas, legislativas, europeias e presidenciais. Algumas delas com resultados históricos, como a primeira vitória em S. Jacinto nas últimas autárquicas”.
A actual direcção concelhia chefiada por Vítor Martins não conta com “nomes sonantes” mas “é um exemplo de trabalho” e “passou a ser a que tem mais militantes no distrito”. “A passagem de Vítor Martins para o quinto lugar no Conselho Nacional do PSD é prova da força da secção de Aveiro”, sublinhou ao Diário de Aveiro.
“Políticos têm de
ser renovados”
Simão Quina gostava de ver aberta a discussão acerca do limite de mandatos dos deputados e concorda que um autarca que cumpre três mandatos possa concorrer noutro município diferente. “O objectivo da lei não deve ser castigar os autarcas”, disse.
Ainda assim, entende que “os agentes políticos têm de ser renovados”. Daí a aposta na formação política dos militantes da JSD. “Para os jovens assumirem a responsabilidade de servir a comunidade têm de se formar em várias áreas para que o seu contributo seja válido”. “Embora estas gerações sejam das mais bem preparadas de sempre, a formação cívica e política tem de acompanhar a restante formação tradicional”, observa.

Fonte: Diário de Aveiro

Sem comentários: