domingo, 27 de janeiro de 2008

Conselho Nacional

No passado dia 26 de Janeiro em Oliveira de Azeméis realizou-se o III Conselho Nacional, orgão onde a JSD/Aveiro tem um representante, Bruno Costa, que usou da palavra no período de análise político partidária.

Bruno Costa demonstrou-se preocupado com o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e a sua implementação, salientando que das trinta maiores instituições de ensino superior apenas três avançaram para fundação (Aveiro, Porto e ISCTE), tendo avançado num cenário de grande incerteza e num contexto em que o Sr. Ministro da Ciência e Ensino Superior criticava a gestão universitária e com o conselho de reitores a criticar a tutela. O conselheiro nacional aveirense utilizou ainda o exemplo aveirense, pois o prazo de candidatura terminou no passado dia 10, sendo que em 8 de Janeiro a assembleia estatutária aprovou a candidatura no seguimento de reuniões entre a tutela e os responsáveis da universidade, sendo que deste modo a universidade ajudou o ministro a manter-se no lugar.

Falou ainda sobre saúde, mais concretamente sobre as urgências de Aveiro, pois com o consecutivo encerramento de urgências que vem sendo implementado pelo ministério no distrito, Aveiro e Santa Maria da Feira são as únicas urgências abertas 24 horas por dia no distrito, tendo levado a uma sobrelotação destes serviços, em suma “menos serviços, menos qualidade no serviço”. Salientando ainda o falecimento de duas pessoas nos últimos dias, relacionando-as com a sobrelotação do hospital aveirense, dizendo ainda que estas pessoas não iam a caminho da instituição, mas já se encontravam nela. Em suma, o antigo ministro Jorge Coelho demitiu-se quando caiu a ponte de Entre-os-rios, por isso Bruno Costa esperava no mínimo o mesmo comportamento, quer isto dizer esperava a demissão do Ministro.

Sem comentários: