domingo, 10 de fevereiro de 2008

Carta Aberta à Ministra da Educação

Aveiro sente-se mais uma vez prejudicado, pois corre o risco de perder, desta vez, o seu conservatório, um dos cinco públicos a nível nacional. Por isso pergunta-mos:

Senhora Ministra, o Governo do Partido Socialista, na altura liderado pelo Eng. António Guterres, afirmava a educação como uma paixão, o actual Primeiro-Ministro pertencia a esse governo, e actualmente? A educação deixou de ser uma paixão?

Senhora Ministra, não considera um duro golpe no enriquecimento cultural das nossas crianças extinguir o ensino musical especializado no 1º ciclo, passando de um currículo de 6 horas semanais nos conservatórios, para apenas 2 horas nas actividades de enriquecimento curricular nas escolas?

Senhora Ministra, não considera que esta é mais uma manobra de engenharia financeira com efeitos perversos e anti-democráticos que já começa a ser habitual neste Governo?

Senhora Ministra, não considera que os candidatos a serem admitidos no 2º ciclo, começarão a ser apenas os com maior capacidade económica? Pois são estes quem pode pagar o ensino em escolas privadas?

Senhora Ministra, não considera que está a tornar o ensino elitista e demasiadamente longe de todos?

Senhora Ministra, não considera que seria mais importante encontrar uma solução de certificação para o elevado número de alunos que seguirão para a vida profissional ou para estudos superiores, em vez de destruir este regime supletivo?

Senhora Ministra, não considera que com este novo regime, a opção profissional a ter de ser tomada aos 10 anos de idade se toma demasiadamente cedo? Os médicos, engenheiros ou arquitectos não o fazem, porquê os músicos?

Senhora Ministra, não considera que com este normativo está a destruir os futuros músicos, tal como Bernardo Sassetti, Maria João Pires ou Pedro Abrunhosa, todos fruto deste estilo de ensino?

Senhora Ministra, não considera que a educação e a cultura são um baluarte do estado? Não considera que quanto mais cultos forem os povos, mais desenvolvido é o estado? Que país europeu não tem o seu conservatório?

Senhora Ministra, a ignorância do seu ministério é um problema de todos!!!

Senhora Ministra, seja coerente, e por favor demita-se…

A Comissão Politica de Secção de Aveiro da Juventude Social-Democrata

Sem comentários: