segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Políticas de Juventude


O final do ano 2007 trouxe aos jovens aveirenses um novo gosto por ser aveirense, o Cartão Jovem Municipal, projecto levado a cabo pela nossa autarquia e mais concretamente pelo pelouro da Juventude. Projecto que aglutina os descontos existentes no Cartão Jovem e acresce alguns descontos de ordem municipal, até ao momento aderiram 34 entidades públicas e privadas do concelho de Aveiro, o que nos parece ser o caminho correcto, fazendo com que cada vez mais os jovens aveirenses se sintam identificados com a cidade. Este é mais um passo dado por este executivo no sentido de demonstrar que não basta colocar cartazes com slogans efectuados por especialistas de marketing na rua, é necessário efectuar politicas de juventude, sendo disso exemplo a taxa de execução do programa “Aveiro não pode esperar”, apresentado pelas concelhias de Aveiro da JSD e da JP em 2005, que ronda os 75% neste momento.

Em contraponto existe o governo liderado pelo Sr. Pinto de Sousa, mais conhecido por Eng. José Sócrates, que no passado mês de Maio decidiu por decreto-lei retirar a delegada regional ao IPJ a Aveiro, medida com a qual não podemos estar de acordo.

Este encerramento deve-se a um dos múltiplos programas do Governo (PRACE) que de nada servem ao país, sendo única e exclusivamente um instrumento de propaganda nunca antes visto na política portuguesa. O Governo aproveitou para regionalizar a juventude portuguesa sem consultar os próprios. Extinguiu, extinguiu e extinguiu até só sobrarem cinco delegações regionais, adequadas às regiões plano.

Soubemos esperar e ser pacientes para que não nos acusem de alarmismo, tanto esperamos que nos cansamos e a medida não recuou, como tantas outras tem recuado com este governo, com o mais recente exemplo do aeroporto. Esperávamos a boa notícia, mas a única que chegou foi o não aumento do desemprego no distrito, pois a Sra. Delegada Regional IPJ passou a ser Delegada Regional do Centro do Instituto de Desporto de Portugal.

Em suma, consideramos que o Eng. José Sócrates e Dr. Laurentino Dias pensaram nas contas do Estado, esqueceram as contas dos jovens e os seus parcos recursos, pondo em prática esta regionalização encapuçada sem ouvir os interessados - os jovens. Se o Sr. Secretário de Estado soubesse que tem a tutela da Juventude e que esta é bem mais do que ir ver desporto praticado por jovens, não teria aceite o convite em 2005, pois desde o momento em que assumiu funções os jovens foram esquecidos e subjugados a politicas que poderão beneficiar alguém - mas os jovens não serão certamente.


A Comissão Politica de Secção de Aveiro da
Juventude Social-Democrata

Sem comentários: