quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Café com Laranja em Aradas


No passado dia 12 de Janeiro a JSD Aveiro retomou os sua actividade mais emblemática deste mandato, os “café com laranja” e desta vez visitou Aradas, uma freguesia governada pela coligação Juntos por Aveiro, PSD/CDS-PP, e tomou café com o presidente da junta que nos ajudou a perceber o contexto em que vive a freguesia e a sua população. Sendo esta freguesia um local onde o actual presidente havia perdido as eleições em 2001 por 50 votos para o anterior presidente e em 2005 o resultado inverteu-se, mas desta vez por uma margem maior

Em termos de assembleia de freguesia usou da palavra o presidente da JSD Aveiro, ele que é autarca nesta assembleia de freguesia, tendo transmitido que esta é composta por treze elementos dos quais sete são eleitos pela coligação e os restantes seis pelo partido socialista. Existindo deste modo uma discussão bipartida em que o anterior presidente da junta e que perdeu as eleições em 2005, se assume como porta-voz da oposição e tentando defender o passado face ao presente e o presidente da JSD como porta-voz da bancada da coligação, a ajudar na evolução da freguesia.

O executivo desta freguesia apresenta um método de trabalho em que são divididos pelouros pelos diversos elementos, ficando estes com responsabilidades sobre as mais diversas áreas, a JSD sentiu também a forte vontade de efectuar trabalho social tal como são disso exemplo o projecto a ser executado chamado “Aradas Inter-Geracional” que abrange juniores e seniores em viagens aos mais diversos pontos de interesse do país, tal como ajudas pontuais a idosos carenciados da freguesia e hidro-ginástica efectuada num ginásio da freguesia com o apoio da junta. Em termos de urbanismo surgiu uma preocupação tanto da parte da JSD como do representante do executivo, respeitante ao antigo matadouro municipal, estrutura actualmente abandonada. Ainda no âmbito do urbanismo surgiu a questão do tipo de construção que pode surgir ao longo de uma freguesia, com uma parte urbana e outra rural. Em termos de obra o presidente decidiu salientar a elaboração de um museu na freguesia que já se encontra concluído no meio de muitas outras obras, sendo que para o futuro quis salientar dois desejos para concluir até final do mandato, um parque lúdico e uma extensão da junta na zona do eucalipto para que a zona urbana da freguesia se sinta mais próxima dos que decidem.



Em suma, ficou demonstrado que existe vontade e capacidade para fazer mais e melhor do que foi feito até 2005 pelos executivos anteriores, de modo a que a vitoria registada em 2005 se volte a sentir em 2009 e ainda de forma mais expressiva.

Sem comentários: