quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ribau pede vitória para chegar à maioria na Câmara


Ribau Esteves pediu "uma grande vitória" que permita à coligação PSD-CDS-PPM  "governar com a coesão absolutamente essencial para trabalhar" (c/áudio).

O discurso de apresentação pública da candidatura "Aliança com Aveiro" realizado este domingo ao final da tarde juntou cerca de 500 pessoas na praça da República, frente aos Paços de Concelho [fotos nas galerias relacionadas].

"Não nos quisemos esconder num pequeno ginásio de escola", ironizou, numa indireta ao PS, que apresentou Eduardo Feio no antigo liceu.

Já o primeiro reparo à atual gestão da Câmara, liderada por Élio Maia, preterido pela coligação alegadamente por ter recusado a recandidatura quando foi abordado, e que ainda não desvendou se irá concorrer em lista independente, demorou cinco minutos. O edil de Ílhavo pôs o dedo numa das maiores feridas abertas no mandato ainda em curso, quando dois vereadores da direita entraram em conflito com a presidência.

Promete "uma equipa com níveis de coesão infalíveis, porque estamos cansados de gente que se zanga a gerir a causa pública; dispensamos quem queira tratar da sua personalidade e dos seus interesses".

As freguesias mais distantes da sede do concelho mereceram a primeira referência. "Acabará S. Jacinto onde se vai de vez em quando" e "Nariz deixará de ser amparada por Palhaça ou Bustos, por estar tão esquecida".

Dar a Aveiro a liderança da região
O cabeça-de-lista aprofundou os chamados "pilares" da sua candidatura que tem vindo a defender nos contactos pelo concelho.

Antes de tudo, "pôr a Câmara a funcionar em condições, cortando as muitas gorduras, replanificando a dívida". Deixou uma palavra de "tranquilidade" aos funcionários que irá convocar no primeiro dia pedindo-lhes "para serem bons profissionais".

Quer "cuidar bem de tudo" no espaço público, "não só dos buracos". Nas acessibilidades, compromete-se "a construir de uma vez por todas" a rotunda do Botafogo, em Aradas, a da Universidade, junto ao ISCA, a resolver "o caótico" trânsito de Cacia ou o "fatídico" cruzamento de Mamodeiro.

Cuidar de ter transportes "fidedignos" para S. Jacinto, que não dependam de salários em dia ou do motor das lanchas.

O candidato não alinha por quem diz que o próximo mandato "não é para empreitadas". "Errado, há muita obra para fazer", disse, lembrando que ainda há crianças "sem escolas em condições". Consigo a Câmara passará "a liderar" as políticas da educação e da ação social.

Ribau Esteves diz que é o único dos candidatos conhecidos e dos que podem concorrer que "se propõe e tem condições" para dar a liderança da comunidade intermunicipal ao município de Aveiro para "tirar todo o proveito, conquistar mais investimento público, comunitário, privado; sermos mais fortes politicamente".

"Não ser um corpo pesado, alguém que vai sempre atrás, mas que é o primeiro e principal motor", vincou.
Para o candidato, a Câmara tem de ser mais ativa com os seus parceiros e deixou um reparo concreto. "Em 40 anos nunca soube ser parceira da sua Universidade. Vamos trabalhar em equipa e estar presentes nos dias de festa e dificuldade", acusando a edilidade de ser "uma entidade ausente" dos meios académicos locais.

Contra a taxa turística 

O autarca ilhavense não aceita que para chegar a Aveiro seja necessário pagar portagens "em tudo quanto é auto-estrada" e ainda "pagar taxa para dormir nos hotéis e estacionamento em cada um dos cantos" da cidade. "Isto não é uma terra simpática".
Do passado na Câmara vizinha espera que possa ajudar a convencer os eleitores. "Não vamos replicar Ílhavo para Aveiro, Ílhavo é o meu testemunho de trabalho", referiu.
Ribau promete aceitar "a herança sem fazer julgamentos de passado" e acredta poder fazer "muito mais e melhor" se for eleito. "Nós não pertencemos ao grupo dos que fogem à primeira derrota ou se escondem no gabinete, mas dos que participam todos os dias na vida das nossas gentes".
As listas da coligação, segundo o cabeça-de-lista à Câmara, estão em formação e os protagonistas das Juntas praticamente escolhidos. A meio de Julho serão apresentados os candidatos.

Este domingo, Ribau Esteves teve ao seu lado alguns nomes que têm sido apontados como candidatos: Nogueira de Leite (mesa da Assembleia Municipal) e Jorge Campino (número dois para a Câmara). Na primeira fila viram-se outras figuras, como Armando Vieira (Junta de Oliveirinha) e Maria João Moreto (até há pouco tempo chefe de gabinete de Élio Maia). Manuel Assunção, reitor da Universidade, também compareceu.

Sem comentários: