A JSD efectuou no passado fim de semana um Encontro Nacional de Secções em Albufeira, onde, na manha de domingo decorreu em paralelo aos trabalhos do encontro, o plenário de coordenadores do ensino secundário, no qual foi ratificada a equipa que coordenará o ensino básico e secundário a nível nacional. Esta equipa liderada por Bruno Costa (coordenador nacional de ensino secundário e presidente da JSD Aveiro) inclui ainda Margarida Lopes (Marinha Grande), Dino Alves (Coimbra), Fernanda Azoia (Santarém) e Tiago Santos (também de Aveiro). Esta equipa foi apresentada durante o almoço de encerramento do encontro, no qual Bruno Costa deixou algumas palavras.
Assim, o coordenador nacional de ensino secundário salientou as três vertentes dos trabalho a realizar, como, quando e o que vão fazer. Tendo em conta o como, foi transmitido que:
- foi reactivado o e-mail ensinosecundario@jsd.pt,
- o desejo de marcar presença nas redes sociais,
- a criação de fórum/blog para fomento da discussão em torno do básico e secundário seja incrementado e aberto a todos,
- a criação de logótipo e imagem própria da comunidade sub-18,
- a criação de mailing/newsletter para comunidade sub-18
Em relação ao quando se vai fazer foi transmitido que:
- em Abril se iniciou a formação Sub-18,
- em Maio se realizava o primeiro plenário nacional de ensino básico e secundário, tal como apresentação da equipa da coordenadora,
- em Junho/Julho será efectuado o balanço do ano lectivo e em especial dos exames nacionais, tal como a convenção de básico e secundário com vista ao surgimento de propostas de âmbito legislativo sobre a matéria
- em Setembro realizar-se-á o habitual actividade de Abertura do Ano Escolar
- em Outubro/Novembro o lançamento de um instrumento de apoio ao dirigente associativo juvenil
Por fim, em relação ao que se vai fazer, Bruno Costa começou por afirmar algumas ideias sobre o assunto que mais tarde poderão tornar-se propostas legislativas, mas que a devido tempo serão reveladas. Ainda neste aspecto foi salientado a importância de um projecto que se iniciou em Abril denominado Formação sub-18, baseado num jogo de formação cívica, que tenta despertar o interesse dos jovens para questões como a politica, o qual está sub-dividido em dois módulos com temas diferentes.
Deste modo, depois de ter sido eleito, em Dezembro passado, vogal da Comissão Politica Nacional da JSD com a responsabilidade de liderar a equipa do ensino básico e secundário, o também presidente da jota aveirense apresentou a sua equipa para o mandato 2009-2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário