quinta-feira, 20 de março de 2008

Café com Laranja em Oliveirinha


No passado dia 15 de Março a JSD/Aveiro cumpriu o seu sétimo Café com Laranja, atingindo deste modo 50% desta actividade. Em versão matutina a jota reuniu com o presidente de junta, que simultaneamente é presidente da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias). Uma freguesia com cerca de 6.000 habitantes, num contexto de maioria absoluta e clara por parte da coligação "Juntos por Aveiro", com sete eleitos na assembleia de freguesia enquanto o PS tem apenas dois.

A reunião começou por ter um registo nacional, com a JSD a aproveitar para aprender mais sobre o contexto das mais de 4.000 freguesias existentes a nível nacional, das quais mais de 2.000 com menos de 1.000 habitantes. Inevitavelmente surgiu o tema do novo projecto de lei autárquica e as opções que a ANAFRE gostaria ver constar no referido projecto.

Em relação à freguesia foi efectuada uma caracterização a todos os níveis, tanto histórico, como demográfico e geográfico, Oliveirinha possui indústrias características da zona tal como a cerâmica, fundição de aço e cobre. A expansão tem sido uma realidade, sendo traçado o objectivo de criar mais mil empregos até 2010. A agricultura é ainda um componente importante do contexto social da freguesia, tornando importante o reordenamento da propriedade florestal.

Em termos de projectos futuros e depois de no mandato anterior ter conseguido atingir uma taxa de saneamento básico perto dos 100%, surge agora o melhoramento e incremento da rede viária como grande prioridade, o melhoramento do complexo desportivo, a construção de um parque de merendas e o incremento do parque escolar.


Em suma, vimos trabalho, projectos e gente capaz de voltar a ganhar a junta de freguesia
de Oliveirinha em 2009. Continuando a projectar a freguesia e Aveiro a nível nacional.

Sem comentários: