sábado, 16 de fevereiro de 2013

JSD acusa JS de utilizar estrutura nacional para fazer campanha autárquica no Porto


O líder da JSD, Hugo Soares, acusou hoje a JS de utilizar a estrutura nacional para fazer campanha para a câmara do Porto ao desafiar as juventudes partidárias a subscrever a limitação de mandatos autárquicos.

"A JS está a aproveitar o facto do seu secretário-geral ser oriundo do Porto para utilizar a estrutura nacional para fazer campanha para as eleições autárquicas do Porto", afirmou Hugo Soares, em declarações à Lusa, a propósito do desafio lançado pelo secretário-geral da JS, para que as juventudes partidárias subscrevam a limitação de mandatos autárquicos, no sentido de impedir autarcas que já cumpriram três mandatos de serem novamente candidatos independentemente do local de exercício das suas funções.
Defendendo que a limitação de mandatos só deve aplicar-se por razão da "circunscrição geográfica", caso contrário seria até inconstitucional porque viola o direito dos cidadãos de se poderem candidatar aos órgãos autárquicos, o líder da JSD admitiu, contudo, que esta é uma matéria que caberá aos tribunais decidir.
Hugo Soares recusou ainda o argumento da JS de que a limitação de mandatos autárquicos poderá favorecer a renovação geracional nas câmaras municipais, argumentando que "os jovens que tiverem mérito afirmam-se sempre quando têm oportunidade".
"Portanto, não é a imposição legal que impede os jovens ou que lhes permite ocupar um lugar de destaque na política. Quando as pessoas têm mérito, as pessoas assumem os lugares", sublinhou.
O líder da JSD assinalou ainda o facto da JS ter escolhido o dia em que foram conhecidos novos dados do desemprego jovem, que apontam para uma taxa de 40 por cento, para fazer "campanha autárquica".
"Parece que as preocupações da JS estão completamente enviesadas", frisou, considerando que a limitação de mandatos autárquicos não deverá ser a grande preocupação dos jovens portugueses.

Sem comentários: