quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Assembleia rejeita gestão do Museu de Aveiro partilhada com Coimbra


Esta terça-feira, véspera da apresentação das comemorações do centenário do Museu de Aveiro, foi aprovada uma moção contra a perda de autonomia.

A moção "Rejeição da dependência do Museu de Aveiro da Direção Regional de Cultura do Centro" foi aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal.

O secretário de Estado da Cultura vai receber no correio um voto de desagrado pela perda de influência do Museu de Aveiro com a nova tutela, depois de sair do ex-Instituto dos Museus e da Conservação.

Uma das primeiras mudanças foi nomear uma direção partilhada com o Convento de Santa Clara, em Coimbra, a cargo da técnica superior da autarquia coimbrã Zulmira Gonçalves.

A vereadora Maria da Luz Nolasco aceita a "descentralização" dos serviços culturais, como uma mais valia, por exemplo para candidaturas, mas não deveria pôr em causa a autonomia ou desclassificação.

O museu de Santa Joana Principal, como também é conhecido, merece, segundo a autarca, um responsável de gestão "a tempo inteiro, atuante e interventiva", ainda que mereça parecer favorável a designação da técnica superior do museu Cláudia Oliveira de Pinho e Melo para coordenadora.

"Ser tutelado por Lisboa não faz a diferença. Pertence à rede nacional dos museus, mas numa tutela regional. O perigo disto é ter alguém sem poder executivo direto para gerir", afirmou a vereadora garantindo que a Câmara tomou posição em devido tempo.

O PSD, por Manuel António Coimbra, considerou correta a posição da Câmara de mostrar desagrado "por via de ofício" e agora a moção da assembleia contra "a subalternização em relação a um poder instalado na região centro que marginaliza constantemente Aveiro".

No interior, o Museu, guarda um dos maiores tesouros de arte e história do País do século XV ao século XIX.

Sem comentários: