quinta-feira, 29 de outubro de 2009

JSD chocada com opção do Primeiro‐Ministro

Após quatro anos e meio em que o Eng. Sócrates demonstrou uma absoluta e completa insensibilidade para com os problemas da juventude, a JSD constata que, mesmo após o facto de os portugueses terem nas urnas retirado maioria absoluta ao PS, o Eng. Sócrates não mudou a sua visão sobre o modo como deve encarar os anseios da juventude portuguesa.

A manutenção da tutela da juventude conjuntamente com o Desporto e a recondução do Dr. Laurentino Dias constitui uma péssima noticia para os jovens portugueses.

O governo de José Sócrates foi o que mais mal fez à juventude portuguesa nos últimos 30 anos. Prometeu 150.000 empregos quando, na realidade, foram fechadas 150.000 pequenas e médias empresas; nunca houve tão poucas oportunidades no acesso à habitação, com 20.500 jovens a serem excluídos do programa jovem de acesso à habitação, denominado porta 65, e nunca o desemprego jovem foi tão elevado em Portugal.

O anterior Governo revelou‐se insensível relativamente aos problemas dos jovens, mostrando que não tem solução para os mesmos, e esta actual orgânica e recondução de Laurentino Dias vem demonstrar que teremos nos próximos 4 anos mais do mesmo.
A mesma insensibilidade. A mesma falta de prioridade!

A manutenção da tutela conjunta da juventude e do Desporto sublinha a subalternização da juventude face ao desporto, e a nomeação de Laurentino Dias significa que teremos à frente da juventude alguém que apenas se preocupa com Desporto.

Continuaremos, por isso, a ter um Governo insensível em relação à juventude. Um Governo que não se demonstrará capaz de devolver esperança aos jovens portugueses. Um governo que não se demonstrará capaz de voltar a fazer os jovens acreditar num país no qual é possível desenvolverem os seus projectos de vida e não se verem forçados a sair do país à procura de oportunidades.

A JSD sempre defendeu que a juventude merece uma pasta própria, autónoma e transversal, que defenda os reais interesses dos jovens portugueses e não uma tutela conjunta que subalternize a juventude a outras áreas sectoriais.

Para a JSD, ao contrário do PS, a juventude é e será sempre uma prioridade!

Lisboa, 28 de Outubro de 2009

Sem comentários: