segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Café com Laranja em Eirol

A JSD/Aveiro retomou no passado dia 7 de Outubro a sua actividade "Café com Laranja", desta feita visitou uma das freguesias limítrofes do concelho e uma das com menor população, Eirol. O Partido Socialista é largamente maioritário na assembleia de freguesia, cinco em sete elementos, mas que mesmo assim denota não ter um projecto, um rumo para dar a esta freguesia com um potencial de crescimento, sendo que a coligação "Juntos por Aveiro" tem apenas dois eleitos. Seria de esperar que o executivo da junta, a efectuar o seu segundo mandato, tivesse mais força e vontade de evoluir a freguesia, mas isso não acontece, estagnou e o que lá vai acontecendo é por culpa da Câmara Municipal de Aveiro. Esta freguesia sofre de alguns problemas, de entre os quais o mais latente é a interioridade face ao resto do concelho, pois localiza-se na fronteira com Águeda, que nem a linha do Vouga consegue atenuar, outro dos problemas é o crescente envelhecimento da população e ao mesmo tempo a reduzida existência de jovens e principalmente a pouca atracção desta faixa etária pela freguesia. Deste modo, ficou a preocupação pelo abandono a que estão dotados os idosos da freguesia e a consciência de que a iniciativa privada poderia ter um papel fundamental nesta questão, ficou também a preocupação pela utilização dos fundos da junta, num campo relvado que poucos habitantes de Eirol serve, em vez de criar por exemplo um recinto coberto para a prática desportiva.
Após uma conversa num café local a JSD/Aveiro e os eleitos decidiram efectuar uma pequena visita pela localidade. De salientar o local onde está projectado que venha a passar a futura linha do TGV, e o local onde possivelmente poderá vir a ser instalada a futura estação de tratamento mecânico biológico. Numa fase em que a população aveirense vai discutindo a possível instalação desta unidade de tratamento a JSD/Aveiro não quis tornear a discussão e foi visitar a zona, tendo no final concluído as vantagens e desvantagens daquele local.
No final, e em jeito de resumo ficou o sentimento que esta iniciativa havia sido positiva, pois os eleitos encontraram na JSD/AVEIRO um apoio importante ao seu combate politico, mas também uma nova forma de estar mais próxima dos problemas e das populações, para JSD foi um meio de conhecer e absorver os problemas de Eirol e de começar desde já a preparar o caminho, para que em 2009 a vitória registada no concelho em 2005 se repita e que também se reflicta em Eirol.

Sem comentários: