sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Comunicado sobre a Carta Educativa para Aveiro

A Juventude Social Democrata da Secção de Aveiro vem por este meio congratular-se com o cumprimento de uma promessa eleitoral por parte do Executivo Camarário. A Carta Educativa para o Município de Aveiro é agora uma realidade e apesar das críticas, muitas apenas com intuito de baixa política, o documento foi Aprovado por Unanimidade!!!

O documento mereceu os votos favoráveis de todos os Partidos representados na reunião de Câmara do dia 18 de Dezembro de 2006 e anteriormente o parecer favorável do Conselho Municipal de Educação de Aveiro. No tempo e no local certo, este documento chave para o futuro da educação no concelho foi realizado!

Em 2002 os socialistas iniciaram a elaboração da “Carta Escolar do Concelho de Aveiro”, embrião da Carta Educativa. Apesar de ter como vereadora responsável pelo Pelouro uma “Especialista”, demorou 3 anos e não a aprovou. Porquê?

Agora, mesmo com o constante ziguezaguear do Governo do PS, e mesmo com todas as delegações de competências atribuídas sem a respectiva transferência de verba, o vereador Pedro Ferreira consegue concluir o documento e aprová-lo num ano.

Mesmo tendo o actual executivo analisado, melhorado e colocado o seu cunho num documento estruturante para o concelho e para o futuro dos aveirenses. Parece-nos também legitimo que o actual executivo face à situação financeira da Câmara Municipal pense em novas soluções de financiamento para os 25 milhões de euros que são previstos gastar no parque educativo até 2013, pois a herança é pesada e o projecto fundamental.

Em suma, consideramos a Educação uma prioridade, um sector fundamental onde é necessário investir, estruturar e criar condições para que no futuro o pais seja mais competitivo e mais capaz. Mas pensamos ser fundamental que não se faça como no passado recente, onde se investiu sem olhar a necessidades, nem a possibilidades, esse tempo acabou!!! É necessário envolver outros parceiros no projecto, para que não seja apenas mais um a ficar na gaveta, por isso reafirmamos que Juntos por Aveiro vai no caminho certo e que a Educação em Aveiro está bem entregue.

A Comissão Politica de Secção de Aveiro da

Juventude Social-Democrata

Sem comentários: